tit_silagem

A Silagem de Planta Inteira

A planta para ensilagem deve apresentar quatro requisitos fundamentais no ponto ideal de corte: alta produtividade, teor de matéria seca em torno de 33 a 35%, alto teor de carboidratos solúveis, baixo poder tampão para facilitar o abaixamento do pH no interior do silo e excelente aceitabilidade e digestibilidade.Dentre as plantas forrageiras tropicais o milho e o sorgo destacam-se pela ensilabilidade, que além de preencherem os requisitos para a ensilagem, todo o processo pode ser executado mecanicamente. Além disso, proporcionam silagens de alta qualidade, sem necessidade de aditivos para estimular a fermentação pois, no ponto da colheita, o teor de matéria seca em torno de 35% inibe as fermentações indesejáveis. O uso de aditivos deve ser recomendado em situações de silagem com materiais de baixo teor de carboidratos ou quando for colhido fora do ponto correto, ou seja: excessivamente úmido ou seco. Muito comuns em situação de erro de manejo ou estresses climático.

O milho é considerado a cultura “padrão” para produção de silagem, entretanto, em condições adversas de clima ou em épocas de plantio tardio, o milho perde desempenho e qualidade onde, neste caso, o sorgo silageiro é considerado como cultura padrão.

O sorgo tem sido desenvolvido para silagem e atualmente apresenta condições semelhantes às do milho através da introdução de caracteres como o colmo seco, alta produtividade de grãos e aumento da digestibilidade. O sorgo também é recomendado próximo aos grandes centros onde existe o risco de roubo de espigas, comprometendo o valor da silagem do milho.

O amido dos cereais é digerido no rúmen pelas bactérias e, no intestino, pelas enzimas digestivas. No rúmen, o amido é utilizado muito mais como substrato para as bactérias crescerem e proliferarem, enquanto no intestino é fonte primária de energia para o animal. Além disso, cerca de 65% da energia de uma vaca advém da produção de ácidos graxos voláteis, resultantes da fermentação e digestão do amido no rúmen. Quando a quantidade de amido é muito grande para ser digerida no intestino delgado (duodeno), a eficiência diminui pelo menor tamanho do órgão. O milho com textura de grão dura apresenta alta taxa de passagem no intestino resultando em maior perda de amido nas fases quando comparado com o grão de textura dentada.

voltar
> Espaço do Agricultor
Entrar | Cadastre-se

Conteúdos relacionados:

> Contate nossa
Área Comercial
> Downloads Relacionados