tit_faq

1) Qual a população/ha devo utilizar na cultura do milho?
A população/ha varia de acordo com a região do país em que ocorrerá o plantio. Para maiores informações, consulte um de nossos representantes de sua região. Clique Aqui!

2) Qual o espaçamento ideal de sementes por metro linear?
Os espaçamentos podem variar de 0,40cm a 0,90cm, dependendo das características de sua região e área para plantio. Do ponto de vista técnico, os pesquisadores têm argumentado que menores espaçamentos permitem a melhor distribuição das plantas na lavoura, melhorando a eficiência da interceptação da luz.

3) A altitude influencia o rendimento de grãos de uma lavoura de milho?
Sim, a altitude influencia na temperatura ambiente. O milho é uma planta termo-sensível, de modo geral, temperaturas noturnas amenas e dias quentes favorecem o desenvolvimento e o acumulo de matéria seca. Elevada luminosidade durante o dia é outro fator importantíssimo para o desenvolvimento e produtividade dessa cultura.

4) A cultura do milho deve ser mantida limpa por quanto tempo?
Preferencialmente durante todo o ciclo da cultura, por que as ervas daninhas exercem influências diretas e indiretas na produção de grãos de milho. A mato competição ocorre nos primeiros 30 dias de desenvolvimento da cultura. A ocorrência de ervas daninhas após o período crítico de mato competição irá interferir diretamente na qualidade de grãos, nas operações com as máquinas e perdas na colheita. O controle de ervas daninhas deve ocorrer entre 20 e 40 dias após o plantio, havendo bom controle, após esse período a própria cultura se responsabiliza pela supressão das ervas daninhas.

5) O milho pode ser semeado antes do início das chuvas, caracterizando o denominado “plantio no pó” ?
É mais prudente aguardar as primeiras chuvas, ocasião em que o solo tem umidade suficiente para a germinação da semente. O “plantio no pó” somente deve ser realizado se for possível irrigar.

6) O milho pode ser plantado durante todo o ano?
No Brasil, exceto na região Sul, onde as probabilidades de ocorrência de geadas limitam o crescimento e o desenvolvimento da cultura, pode-se plantar o milho irrigado durante todo o ano. Deve-se considerar, entretanto, que o ciclo da cultura (período que vai do plantio à colheita) será variável em função da época de plantio, sendo mais longo nos meses mais frios.

7) Qual a melhor época de plantio do milho?
A melhor época para se plantar o milho coincide com o início do período chuvoso, que varia de acordo com as diferentes regiões brasileiras.

8) Qual data corresponde ao plantio na safrinha?
A época de plantio do milho safrinha varia de acordo com a região do país. Os plantios de menor risco climático são aqueles realizados o mais cedo possível, logo após a colheita da cultura de verão, geralmente no mês de fevereiro. De um modo geral, a época mais recomendada depende da distribuição das chuvas na região e da probabilidade de ocorrência de geadas nos meses frios.

9) Qual a época que a cultura do milho mais precisa de água?
A cultura do milho necessita de água durante todo o ciclo, ou seja, desde o plantio até a maturação fisiológica, porém a época em que a falta de água mais afeta a produtividade do milho se estende do início da floração (liberação do pendão) até o enchimento dos grãos.

10) Qual a época mais correta da colheita do milho?
A colheita do milho deve ser realizada quando os grãos estiverem secos, ou seja, com umidade entre 14% a 23% (dependendo do híbrido plantado). É possível colher com grau de umidade mais elevado, até 28%, desde que se faça a secagem artificial imediatamente. Entretanto, para o armazenamento do milho na forma de espigas, em paióis arejados, pode-se tolerar umidade de até 18%, considerando-se que o grão poderá completar seu processo de secagem no próprio paiol ou armazém.

11) Quais os métodos práticos mais conhecidos de determinação de umidade de grãos de milho no campo?

- Método de resistência da espiga à torção. Com auxílio das duas mãos, submeter a espiga despalhada a uma torção no sentido de seu eixo. Se a espiga oferecer pouca resistência ou torcer facilmente, pode-se considerar a umidade de grãos em torno de 18 a 20%.

- Teste de resistência do grão ao risco, sob pressão da unha. Tentar riscar o grão de milho com a unha do dedo polegar. Se o grão ficar marcado ou riscado, pode-se considerar umidade de grão acima de 18%, que é a umidade recomendada para a colheita.

- Teste de resistência do grão de milho à pressão do dente. A tentativa de quebra do grão de milho sob pressão dos dentes oferece razoável referência da umidade, uma vez que a quebra do grão indica umidade acima do ponto ideal de colheita.

12) Em quais quantidades estão disponíveis as sementes de milho Agroceres?
Milho – são embaladas na quantidade de 60.000 sementes independente do peso e alguns híbridos são embalados em sacos de 20 Kg.

13) Peneira / Disco para plantio
Quando ensacadas as sementes são separadas conforme formato e tamanho. Todo saco possui um número de lote que identifica peneira e disco para plantio.

voltar
> Espaço do Agricultor
Entrar | Cadastre-se

Conteúdos relacionados:

> Contate nossa
Área Comercial
> Downloads Relacionados